Komodo: editor para desenvolvimento Web

Gustavo Paes, 12/12/2010

O Komodo Edit foi uma daquelas descobertas por acaso. Estava no site da Active State procurando informações sobre Perl quando me deparei com uma publicidade do Komodo IDE.

Na época, para desenvolver em HTML, PHP, CSS e Javascript usava o PHP Editor e já estava a procura de um outro editor há alguns meses.

Havia testado o Netbeans, Aptana, Ultraedit, entre outros. Mas nenhum me agradou como o Komodo. Atualmente na versão 6, possui duas versões: Komodo Edit (livre) e Komodo IDE (paga).

Algumas características do Komodo:

  • suporte total ao Python 3;
  • auto-complete para HTML 5, CSS 3, jQuery e Perl 5.12;
  • IDE Database Explorer: integra o banco de dados ao editor (versão paga)
  • permite instalação de add-ons
  • edição multi-coluna

Abaixo algumas imagens do editor.

:gallery :/gallery

Além das features acima, o Komodo Edit consegue identificar, em arquivos PHP por exemplo, quais são os tipos de variáveis, onde elas foram definidas e cria ainda links para a documentação.

Algo que me deixa bastante satisfeito é o search & replace de múltiplas linhas com expressão regular. Uma feature muito útil e que muitos editores não possuem.

Tenho usado o Komodo Edit desde o início do ano e, aparentemente, vou continuar usando-o até o fim do mundo. (2012) Acabei trocando ele pelo Sublime Text, que é bem mais leve e possui as mesmas funcionalidades que o Komodo.