A EA não sabe brincar

Gustavo Paes, 26/11/2011

A Eletronic Arts tem alguns dos melhores títulos de jogos. Os que mais joguei na vida são dela: Need for Speed, Battlefield, Simcity, The Sims e Counter-Strike.

Em geral instalava a versão beta, pegava o serial de um amigo ou fazia o download crackeado mesmo. Nunca tive problemas. Até resolver comprar o original. O jogo: Battlefield 2 Complete Collection. Vem todos os plus e packs do clássico Battlefield 2, em um único DVD. Estava em promoção e paguei baratin.

Battlefield 2

Na primeira instalação não tive problemas. Mandei instalar tudo, criei uma conta — exigido para ativar alguns mapas novos — e ativei com os diversos seriais que vieram junto ao manual.

Conseguia jogar todos os mapas sem nenhum problema, single ou multiplayer. O único requisito era usar a conta online criada no início.

Chegou então o Windows 7 e precisei formatar o computador, até então com o Windows XP. Tive um pouco de preocupação, será que o Battlefield vai rodar bem no Win7? Afinal, o Battlefield 2 não é tão recente. Mas arrisquei e funcionou. Muito bem até.

Passado uns 6 meses o problema começou. O jogo não trava, não fecha sozinho e funciona sempre. Eles até que são bons nisso. O problema é a fixação deles em tentar evitar a pirataria de todas as maneiras. Fazem tantos bloqueios e exigem tanto de você, pobre consumidor, que para conseguir provar que seu jogo é original você já criou conta até no blog do desenvolvedor.

Não sei por que raios, mas do dia pra noite não consigo mais jogar os mapas extras. Battlefield Euro, esqueça. Mapas a mais do próprio Battlefield 2, desista. “Quer jogar mesmo? Pega essa meia dúzia de mapas iniciais e não reclama, você pagou barato”, deve dizer o jogo para mim, em vinário. A mensagem de erro, em texto, diz que não tenho instalado e registrado um tal de Booster Pack e que é preciso usar uma conta on-line e registrada para jogar.

Já tentei registrar novas contas, procurei em fóruns, cheguei em telas no site da EA onde diz que aquele jogo está registrado corretamente para o usuário que estou tentando usar para jogar e nada funciona. Até reclamei muito no Twitter… De nada adiantou!

Estou quase desistindo e partindo para a ignorância: crackear um jogo original. Deve ser a única forma de conseguir jogar o que paguei.

Depois querem evitar a pirataria!