Usando o celular para assistir vídeos na Televisão

Gustavo Paes, 08/09/2013

Difícil achar uma televisão sem cabo HDMI. Há tempos que o item se tornou obrigatório, pelo menos uma entrada HDMI a televisão possuía. Com a multiplicação dos aparelhos que trabalham com imagem digital (DVD, Blue-ray, AppleTV, computadores), o número de portas disponíveis aumentou.

O HDMI é muito bom, transmite imagem e áudio em formatos digitais de alta qualidade. Mas possuem um problema: usam cabos. E os BONS cabos HDMI custam caro.

Além do mais, o vídeo que você quer assistir não está mais só no DVD, ou só no Blueray ou até mesmo só no computador. Ela pode estar em qualquer aparelho de $ 300,00 com 1GB de espaço livre.

No meu caso, um Nexus 4, longe dos R$ 300,00, mas perto o suficiente de minha inútil Apple TV, podendo assim se conectar via wireless e transmitir um filme HD para a televisão sem o maldito cabo.

O que é necessário

No meu caso, que tenho uma televisão antiga – vulgo jackass-tv – que não possui Wireless, precisei de uma Apple TV para fazer o ponto intermediário entre o celular e a televisão.

Mas, se você tem uma televisão que consegue se conectar via Wireless em sua rede local, muito provavelmente o seu celular irá conseguir se conectar diretamente no sua televisão.

Se você tem uma televisão antiga e não possui uma Apple TV, pode ser que algum media center consiga fazer o mesmo papel intermediário que a Apple TV faz, mas não posso confirmar.

Se você tem a Smart TV ou uma Apple TV, você está pronto para conhecer o App que faz a mágica: iMediaShare HD.

iMediaShare HD

O App iMediaShare HD não é perfeito, mas faz o que eu quero: transmitir um vídeo, que está em minha galeria, na minha televisão. Infelizmente, somente a versão paga dele faz isso. Mas custa só R$ 10,37. Menos que um BOM cabo HDMI.

A versão free do iMediaShare HD só permite ver vídeos através do próprio App, que em sua maioria são de canais americanos.

Converter vídeo e adicionar legenda

Vídeos para celulares precisam ter um formato específico. Muitos dos que baixo via torrent não vem no formato correspondente. Além do mais, o player do app iMediaShare HD não entende arquivos de legenda.

Para resolver os dois problemas encontrei um software chamado Format Factory, que apesar do nome assustador, faz muito bem os dois trabalhos.

A conversão e a chumbagem da legenda no vídeo são feitas durante o mesmo processo. Abra o Format Factory e, na lateral esquerda clique em “Dispositivos Móveis” da aba “Vídeos”.

Na janela que abrir, clique em “Configurações de saída”. É nessa tela que você irá dizer qual a legenda que deve ser usada para montar o vídeo final. É nessa tela também que você pode definir a definição do vídeo. Eu sempre deixo a opção MP4 720p AVC, mas você pode mudar caso o vídeo que você possui tem menor qualidade.

Tela inicial do Format Factory Adicionar legenda para o vídeo
Escolha o formato do vídeo Iniciar produção do vídeo

Configurado a legenda e o formato de saída do vídeo, clique em OK nessa tela. De volta à tela anterior, clique em “Adicionar arquivo”. Como estamos adicionando uma legenda ao vídeo, não é possível adicionar dois arquivos na fila de conversão, mas se você estiver apenas convertendo para formato mobile, você pode adicionar vários arquivos diferentes, que eles serão convertidos usando as mesmas configurações.

Adicionado o vídeo, clique em “Ok”. Na tela inicial do programa, clique em “Iniciar” e pronto, o vídeo será convertido e a legenda será chumbada no vídeo.

O processo demora um pouco, dependendo do seu computador. No meu leva quase o tempo do vídeo. Ou seja, um vídeo de 2 horas será convertido em 2 horas. Então não deixe para fazer isso em um Sábado a noite.

Tocando o vídeo no Android

Quando a conversão do vídeo terminar, envie ele para o seu celular. Quando você clicar para assistir ao vídeo, o Android irá perguntar qual player você deseja que rode o vídeo. Escolha o iMediaShare HD.

Aberto o iMediaShare ele irá perguntar em qual aparelho, dos que ele conseguiu reconhecer, você quer que seja feita a execução do vídeo. No meu caso apareceu somente a Apple TV. E é ela mesma que eu quero.

Depois de escolhido o periférico, é só curtir o filme. O celular pode ser usado como um controle remoto, apesar de o controle da Apple TV continuar funcionando para pausar de dar play. Acredito que nas televisões o mesmo ocorre.

E esse é o processo para assistir a vídeos do celular na televisão. Embora seja trabalhoso, eu acho melhor do que ficar levando o notebook para perto da televisão, conectar o cabo, esperar o Windows fazer o reconhecimento da nova tela – isso ficou bem demorado no Windows 8 – e ter que controlar o play/pause pelo mouse, ou seja, levantando do sofá (tão anos 60).